NOTÍCIAS
Actualidades do IPP
11 Junho 2020 | Vista 4494 vezes |

COMANDANTE PEDRO PIRES SOLIDARIZA-SE COM A LUTA DOS AFRODESCENDENTES NORTE-AMERICANOS

O Comandante Pedro Pires, Patrono do IPP, juntou a sua voz às vozes dos seus colegas, antigos Chefes de Estado africanos, para condenar o assassinato cruel e desumano que foi o estrangulamento público e manifesto do cidadão norte-americano George Floyd.

“Não estamos a condenar um crime horroroso e racista isolado; estamos, sim, a condenar e a repudiar as heranças perversas, judiciais, sociológicas, culturais e racistas que representa, símbolos dos contravalores, dos ultrajes e das humilhações que foram apanágios de tempos históricos passados, da escravatura e do colonialismo no território americano”, afirma.

O Comandante considera, ainda, que “a luta exigente e difícil pela preservação da vida, que ora enfrentamos, por mais difícil que seja, não deve servir para encobrir e adiar a outra luta maior pela dignidade, pela igualdade, pela verdade da nossa história de resistência e pelos seus símbolos verdadeiros.

Com a minha adesão plena a este apelo, estou a reivindicar que se renove e se materialize a solidariedade dos Estados africanos e das suas lideranças com os afrodescendentes do continente americano, de norte a sul, e com a protecção da garantia do exercício efectivo dos seus direitos fundamentais ao respeito, à dignidade e à igualdade, porquanto os nossos destinos se convergem e se confundem. Basta da afronta da humilhação, da discriminação e do racismo atávico e imbecil!”

A carta assinada pelos ex-Chefes de Estado Africanos pode ser consultada neste link.

Menu Top