Biografia
Pedro Pires

Conheça a vida e obra do Comandante Pedro Pires, seus compromissos e feitos políticos.



CRONOLOGIA

Para avançar ou retroceder na cronologia: clicar nas setas às extremidades do ecrã, usar as teclas das setas ou arrastar (swipe) a cronologia horizontalmente com o rato ou com o dedo.


29 de Abril 1934

Nascimento de Pedro Pires na localidade de Santana, freguesia de S. Lourenço, da Ilha do Fogo.
Ver mais
PEDRO DE VERONA RODRIGUES PIRES é filho de Luís Rodrigues Pires e de Maria Fidalga Lopes Pires, ambos naturais da ilha do Fogo. Passou a sua infância e parte da sua juventude entre a cidade de S. Filipe e as propriedades dos pais, no interior da ilha do vulcão.

Fez os estudos primários e uma parte dos estudos secundários na cidade de S. Filipe. Continuou os estudos secundários na cidade da Praia e terminou-os no Liceu Gil Eanes, na cidade do Mindelo, S. Vicente.

1943

A sua juventude foi marcada por duas grandes secas.
Ver mais
Guarda uma dolorosa e chocante recordação dos efeitos catastróficos das fomes que assolaram Cabo Verde em 1943 e 1947. Evoca esses acontecimentos dramáticos como factos que constituem uma das razões do seu engajamento na luta pela libertação e por melhor futuro para o seu país.

1956

Em 1956 seguiu para Lisboa para fazer os estudos universitários. Frequentou a Faculdade de Ciências de Lisboa.
Ver mais
Entretanto, foi chamado a prestar o serviço militar obrigatório. Serviu como oficial miliciano do quadro de oficiais técnicos da Força Aérea Portuguesa. É em Portugal que Pedro Pires se desperta, verdadeiramente, para a política, engajando-se no movimento anticolonialista.

1961

Tal como a maioria dos estudantes nacionalistas das antigas colónias portuguesas, residentes em Portugal, foi membro da Casa dos Estudantes do Império.
Ver mais
Fez parte de um grupo de cerca de 80 jovens africanos que abandonou, clandestinamente, Portugal, em Junho de 1961. Juntou-se imediatamente ao PAIGC, na Guiné Conakry, onde chegou em Setembro de 1961.

Foi destacado dirigente político-militar do PAIGC [movimento de libertação dos povos da Guiné e Cabo Verde] e membro do seu Estado Maior.

Setembro 1973

Aquando da proclamação unilateral da independência da Guiné-Bissau, integrou o Governo guineense como Comissário-Adjunto para as FARP

1974

Chefiou a delegação do PAIGC que negociou os acordos das independências.
Ver mais
Chefiou a delegação do PAIGC que negociou com o Governo português, o reconhecimento da independência da Guiné. Assinou o Acordo de Argel, em Agosto de 1974. Dirigiu a delegação que assistiu ao acto de reconhecimento da independência da Guiné-Bissau, em Lisboa, a 10 de Setembro de 1974.

De seguida, regressou a Cabo Verde, em Outubro do mesmo ano, para dirigir a derradeira fase da luta libertadora. A 19 de Dezembro de 1974, assinou com as autoridades portuguesas, em Lisboa, o Acordo que reconheceu, ao povo de Cabo Verde, o direito à independência, proclamada a 5 de Julho de 1975.

1975

Depois da independência de Cabo Verde, exerceu as funções de Primeiro Ministro, de 1975 até 1990. Foi também deputado pelo círculo eleitoral da Santa Catarina.

1981

Assume as funções de Secretário Geral-Adjunto do PAICV até 1990, Secretário-Geral de 1990 até 1993 e Presidente do partido de 1997 até 2000.

1993

Em Berlim, levou o seu Partido a membro da Internacional Socialista.

2001

Eleito Presidente da República em 2001, reeleito para um novo mandato em 2006.

2011

É laureado com o Prémio Mo Ibrahim de boa governação em África.
SVG Modal background
Close
Menu Top