NOTÍCIAS
Actualidades do IPP
16 Dezembro 2019 | Vista 2967 vezes |

MORNA ELEVADA A PATRIMÓNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE


Regozijamo-nos, todos, com o reconhecimento, pela UNESCO, da morna como Património Imaterial da Humanidade. Temos razão para estar orgulhosos e reconfortados, pois trata-se da afirmação mundial de uma criação cultural, toda ela nossa! Representa, com efeito, um produto social e cultural que emerge do mais íntimo da alma da Nossa Nação. Sintetiza o amadurecimento do nosso longo percurso de sofrimentos, de humilhações, de angústias e de desesperanças contidas, mas também, de mil aspirações sonhadas, porém, em parte, já concretizadas. Constitui um grande sucesso de todos Nós, da nossa Nação Global! Em consequência, impende sobre Nós, os cabo-verdianos, homens, mulheres, produtores e realizadores culturais, a grande missão patriótica de a resguardar, de a aperfeiçoar e enriquecer em permanência e com paixão.

Saudamos, com amizade e muito carinho, os produtores culturais, os artistas, os compositores, os escritores, os críticos e os intelectuais, filhos da nossa Nação esperançosa! A todos, estendemos um abraço fraterno!

Saúdo e felicito o Governo de Cabo Verde e todos aqueles que, desde o início, estiveram envolvidos neste processo, pelo seu empenho e profissionalismo, o que conduziu ao desfecho feliz que ora estamos a celebrar.

De longe, dirigimos um muito obrigado à UNESCO pelo seu contributo inestimável em favor da salvaguarda dos bens culturais produzidos pela Humanidade!

A todos, desejo um Natal Feliz e um 2020 de sucessos!

Menu Top