NOTÍCIAS
Actualidades do IPP
17 Outubro 2015 | Vista 2948 vezes |

HALEN NAPOCO, CONSOLIDANDO CONVICÇÕES E APRENDENDO COM A REALIDADE CABO-VERDIANA


Halen Napoco é um dos três formandos da Guiné-Bissau que está a frequentar a 3ª edição do Curso de Liderança e Inovação na Gestão do Desenvolvimento ministrado pelo IPP.

No passado Sábado, visitou, juntamente com os restantes formandos, o Bairro de Alto Safende. Enquanto formando oriundo de um país estrangeiro, interessado em aprender com as experiências de Cabo Verde, disse que a visita ao referido bairro foi de extrema importância por três motivos. Passamos a citar:

Permitiu consolidar a minha percepção relativamente aos grandes desafios de África e da necessidade URGENTE dos líderes (institucionais, económicos e sociais) africanos definirem o que realmente querem dos seus povos. Não diria que haja falta de consciência relativamente aos problemas, visto que são reais e estão bem patentes, mas sim a importância de reconhecermos (humildemente) que falhamos e, que é urgente a adopção de novas estratégias.

Que, apesar do meu objectivo inicial ser de aprender com a realidade caboverdiana - passado e presente, permitiu-me vislumbrar os riscos que a minha Guiné-Bissau corre, se nada for feito nos próximos tempos.

E, não menos importante, é o facto de ter finalmente consolidado a minha convicção de que serei também responsável pelo fracasso do Estado da Guiné-Bissau se, enquanto cidadão consciente dos problemas, não for suficientemente corajoso e capaz de assumir as minhas responsabilidade (em casa, na comunidade e perante o Estado).


Menu Top