O HOMEM

Pedro Pires, Presidente da República de Cabo Verde entre os anos 2001 a 2011, é o actual Presidente da Fundação Amilcar Cabral e do Instituto Pedro Pires para a Liderança.
Foi combatente abnegado pela causa da liberdade do seu povo e dos povos africanos. Manteve-se, porém, sempre partidário fiel da paz, de soluções negociadas dos conflitos e de relações pacíficas e cooperativas entre os países e povos do planeta. Liderou as negociações que conduziram à independência do seu país, a 5 de Julho de 1975. Revelou-se um diplomata hábil e ponderado.
Apoiou com firmeza as lutas de libertação que conduziram à independência dos povos do Zimbabué e da Namíbia e à abolição do regime do apartheid na África do Sul.
Como homem de estado tem-se distinguido como um político moderado, tolerante, partidário da paz e defensor consequente dos direitos humanos e da dignidade humana. Tem-se destacado ainda pelo seu empenho pessoal em prol da paz, da segurança e da estabilidade política em África.
Tem trabalhado de forma abnegada pela ampliação e intensificação de relações de amizade e de cooperação entre Cabo Verde e os Estados Africanos, bem como, entre Cabo Verde e os outros Estados da Comunidade Internacional.
Pedro Pires é um político ponderado, humanista generoso, amante da liberdade e firme defensor da dignidade humana.
Goza de prestígio e de respeito dos seus compatriotas, dentro e fora do seu país. Goza, ainda, do respeito e da amizade dos seus pares africanos. Tem relações pessoais estreitas com a maioria dos Presidentes dos Estados africanos. Reformista de convicção, Pedro Pires encabeçou o movimento de reforma política que conduziu, em 1990, à abertura ao pluralismo partidário e à instituição da democracia pluralista, no seu país. É firme defensor do Estado de Direito.
No plano internacional, tem apoiado uma ONU interventora e garante da paz mundial e da legalidade internacional. É partidário de uma segurança mundial partilhada e cooperativa e de um futuro da Humanidade, igualmente, obra partilhada dos membros da comunidade internacional. Opõe-se frontalmente ao uso do terrorismo como forma de combate político. Defende o diálogo e a cooperação entre as culturas dos diversos povos que constituem a grande Família Humana.
Pedro Pires dá uma atenção particular às relações entre o seu país e os Estados Unidos da América. Dedica uma grande afeição à importante comunidade cabo-verdiana residente nesse país.
Foi companheiro próximo de Amílcar Cabral. No seu longo percurso de combatente de liberdade e de homem de estado manteve relações de amizade e companheirismo com os mais ilustres lutadores africanos, já desaparecidos, dos quais se destacam Agostinho Neto, Samora Machel, Julius Nyerere, Houari Boumédiène, Léopold Sédar Senghor, Sékou Touré, Kwame Nkrumah e Houphouët-Boigny.



Menu Top